O que é o Espaço do Cuidar?
Conheça a nossa história
Um projeto de vida para a vida! Isto é o Espaço do Cuidar!
Olá pessoal, meu nome é Andréia Souza. Sou idealizadora e diretora do Espaço do Cuidar. Este projeto nasceu do anseio pelo ato de cuidar. Sempre me fez aquecer o coração, sentir-me viva, poder ouvir pessoas. O ato de ouvir sempre me foi um momento em que o tempo (cronológico) não o via passar. Isto tornou-se um desafio em alguns momentos (risos) – quando por exemplo em sessões de atendimento psicoterápico, onde deveria ter consciência do tempo decorrido. Mas sempre foi assim. Quando parava para ouvir pessoas sentia o enorme prazer de estar naquele encontro, e sempre inteira me fiz presente, mesmo quando não em condições pessoais internas totalmente favoráveis para tal. Pois acredite, psicólogos também vivenciam “dias maus”.
Junto ao anseio pelo ato de cuidar veio uma trajetória acadêmica voltada para a compreensão do comportamento humano (graduação em psicologia), a formação no campo do ensino (mestrado), uma especialização clínica (especialização em psicologia clínica fenomenológica-existencial), uma formação em Logoterapia e Análise Existencial (autodidata), cursos complementares, lançamento de livro, participação em eventos, seminários, congressos. Bom, no currículo lattes estão mais informações detalhadas.
Viver daquilo para o qual dediquei a maior parte do meu tempo de vida até hoje – estudos – é o meu desejo. Mas não apenas porque dediquei-me a isto e não teria outra opção, mas sim, porque tudo isto faz sentido para mim.
Recentemente, em um momento de reflexão pessoal vivenciei uma situação interessante, que me fez reforçar ainda mais a coragem e ousadia de seguir com este projeto do Espaço do Cuidar. Enquanto pensava sobre algumas questões pessoais difíceis do momento em que vivia, e que estavam trazendo desesperança para prosseguir, fui tomada pelo pensamento de que se eu morresse naquele momento, ou naquela semana, tudo aquilo pelo qual me dediquei nos estudos e não repassei a outros iria morrer comigo. Achei isto um absurdo (risos). Brincadeiras a parte, este pensamento me fez assumir uma escolha. Eu não iria morrer levando todo o esforço que fiz durante toda a vida, principalmente através dos estudos, comigo para a sepultura.
Cuidar de “si” e do “outro”. CUIDADO, está é a essência do Espaço do Cuidar. Este é e será o sentido das ações que serão desenvolvidas. Um cuidado direcionado para o desenvolvimento de pessoas.
Portanto, sejam bem vindos (as) ao nosso Espaço do Cuidar. Quero compartilhar com vocês o que já aprendi, o que irei aprender, o que estarei pesquisando e estudando, o que oferecerei como serviços profissionais, vivenciar encontros existenciais cheios de sentido com vocês, sejam virtuais ou presenciais, mas cheios de sentido.
Minha conversa neste espaço tem o tom pessoal, porque sou assim, pessoal no que faço, pessoal na forma de viver, trabalhar, relacionar-me. Esta sou eu, uma pessoa, que olha os outros como pessoa, antes de tudo e durante tudo. Portanto, considero-me uma profissional pessoal (risos). Sou consciente e respeito os limites éticos em minhas atuações profissionais e pessoais (psicóloga, docente, mãe, amiga, etc). Mas seja em uma relação pessoal ou profissional sou “uma” pessoa inteira.
Deixo o convite para caminharmos juntos neste espaço. Não lhes faço promessas sobre o que estará na caminhada, pois isto descobriremos e aprenderemos juntos. Comprometo-me a estar presente, a andar junto, a me fazer presente de forma inteira no que irei compartilhar com vocês.
Quer caminhar junto? Inscrevam-se no Espaço do Cuidar e vamos continuar esta conversa.
Vejo vocês na caminhada!
Com gratidão, por terem lido este longo texto (risos)
Andréia Souza